Para escolas

Centenas de educadores usam o Ginja!

Temos muitos educadores a usar o Ginja em salas de aula, desde o pré-escolar ao 4º ano. Pode ver um exemplo e testemunho numa publicação de Facebook. Dizem que a vantagem do Ginja é criar um espaço para as crianças falarem de emoções entre elas e com adultos. Também dizem que as crianças mudam de comportamento, com menos brigas e agressividade. Por exemplo em vez de bater quando alguém empurra, reconhecem a emoção e que têm escolha no que fazer a seguir.

Uma avaliação externa por uma universidade portuguesa mostra que o programa é compreensível e eficaz para ensinar inteligência emocional e estratégias de regulação às crianças. Também antecipamos melhores resultados escolares, porque a evidência científica mostra que programas de aprendizagem socio-emocional melhoram as notas em 11 pontos percentuais em média (referência).

Uma sessão completa do Ginja costuma ter 5-10 minutos do vídeo, 5-10 minutos de reflexão, e 30-40 minutos de uma actividade manual (talvez com as canções do Ginja como música de fundo, segundo a preferência). Educadores e equipas de educação implementam este programa 1 ou 2 vezes por semana, ou seja o programa tem sessões para 18 ou 9 semanas.

Testemunho

Tive o prazer de conhecer o Ginja e os seus amigos no decorrer deste ano letivo (2020-2021) e à medida que mais explorava o projeto mais me apaixonava por ele. Foi inevitável dar a conhecê-lo às crianças com quem trabalho e foi igualmente amor à primeira vista. Por um lado as crianças mais pequenas (entre os 3 e os 5 anos) envolviam-se com as músicas e rapidamente compreendiam a mensagem passada pelo Ginja e os seus amigos. Por outro lado, as crianças mais crescidas com quem trabalho (dos 6 aos 10 anos) ficaram rendidas desde o primeiro episódio. Complementar os vídeos com as atividades propostas para cada episódio foi uma enorme mais valia na estimulação das competências socioemocionais das crianças. A forma dinâmica, descontraída, alegre, divertida e colorida com que os conteúdos são abordados dão espaço a que qualquer criança abrace o que está a ouvir e a ver sem barreiras ou constrangimentos. Este projeto Ginja é sem dúvida alguma a melhor ferramenta de trabalho com que me cruzei neste ramo da educação e da psicologia.

~ Ana Vasconcelos, mãe e psicóloga no Agrupamento de Escolas da Portela

Também quer estes benefícios? Qualquer escola em Portugal pode usar 4 sessões gratuitas do Ginja com uma simples inscrição (porquê?):

Quer mais informação?

Fazemos sessões de informação gratuitas para equipas de educação (professores, educadores, técnicos, etc.) às segundas-feiras das 19h às 19h30, por Zoom. Apresentamos o projecto em 5-10 minutos e respondemos às perguntas durante 20 minutos. Para reservar, basta enviar um email:

Quer AECs?

Temos muitos educadores a usar o Ginja em Atividades Extra-Curriculares (AECs). Se quiser AECs do Ginja para a consciência emocional e saúde mental das crianças na sua escola, contacte-nos abaixo para ter o contacto de alguns que recomendamos: