quarta-feira, 6 de maio de 2015

Jogo do peixinho ou da pesca

Há alturas que precisamos urgentemente de algo para entreter as crianças. Com um baralho de cartas não é dificil.

Primeiro sentamos-nos com eles, ensinamos e jogamos. Como eles ficam contentes com a nossa companhia. Depois, tomam-lhe o gosto, e mesmo nós saindo eles continuam. Pelo menos é este o plano...


 Idade: A partir dos 4/5 anos
 Jogadores: 2 ou mais
 Necessário: um baralho de cartas sem jokers

 O objectivo do jogo é fazer "peixinho", que consiste em agrupar 4 cartas do mesmo valor. Ganha quem fizer mais peixinhos.
 Regras:
1 - Cada jogador recebe 7 cartas de estiverem a jogar 2 pessoas. Se forem mais, recebem 5 cartas cada um. As restantes cartas são colocada num monte no centro do jogo.
2 - O primeiro jogador pergunta a um outro qualquer se tem na mão, por exemplo, Reis. Tem de ter pelo menos uma carta desse valor na mão (neste caso, um Rei).
3 - Se esse jogador tiver as cartas pedidas tem de lhe entregar todas as cartas que tem na mão (neste caso, todos os Reis).
 4 - O jogador continua a pedir cartas aos outros jogadores, desde que tenha pelo menos uma carta com o mesmo valor na mão.
5 - Se o outro jogador não tiver as cartas pedidas na sua mão, diz: "Vai à pesca!"
 6 - O jogador vai ter de ir buscar uma carta do monte central. Se acertar no valor pedido ou se fizer peixinho, continua a jogar.
7 - Caso não aconteça nada, o jogador que mandou o primeiro à pesca vai tomar o seu lugar, pedindo por sua vez cartas ao jogadores à escolha.
 8 - O jogo acaba quando todas as cartas estiverem transformadas em "Peixinhos". Continua-se a jogar mesmo sem cartas no monte.
 9 - Ganha quem fizer mais peixinhos. proporciona horas de divertimento com as crianças, ou elas sozinhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário