Exemplo de episódio

Cada dia do programa consiste num episódio em ecrã com uma canção, em perguntas de facilitação para as crianças, e numa actividade manual autónoma sem ecrã.

Letra da canção

As emoções são como as ondas do mar:

Vêm e vão, não as podemos parar.

Perguntas de facilitação

Acreditamos que a mais-valia do Ginja são as conversas que desperta entre crianças e adultos à volta das emoções. Sugerimos fazer as perguntas abaixo para iniciar a conversa com as crianças. Para os dias que não têm uma pergunta ou estratégia explícita sobre reconhecer as emoções que as crianças têm no momento, sugerimos começar com uma partilha de sentimentos, em que cada pessoa diz como se sente agora. Também sugerimos criar ou improvisar uma coreografia com a canção.

  1. Nas vossas palavras, qual foi o segredo de hoje?
  2. Vamos cantar a canção outra vez. Podem improvisar uma coreografia, ou gestos a fazer durante a canção? Querem decidir uma coreografia para fazermos cada vez que cantamos a canção?
  3. Se tivessem um superpoder das emoções, como é que gostariam que fosse?
  4. Como usariam este super-poder das emoções?
  5. Como é que o vosso super-poder das emoções pode transformar o mundo?
  6. Pensem na última vez que estiveram na praia a brincar nas ondas. Quanto tempo dura cada onda?
  7. Pensem na última vez que tiveram uma emoção forte. Quanto tempo durou?
  8. Podemos parar as ondas do mar? Podemos parar as ondas de emoções?
  9. Quais são as semelhanças entre emoções e ondas do mar? (Sugestões: estão sempre a ir e a vir; não as podemos parar; todos os mares têm ondas e todas as pessoas têm emoções; podemos ser arrastados por elas ou navegá-las.)
  10. Já alguma vez se sentiram arrastados por uma onda de emoção? Podem contar como aconteceu?
  11. Qual acham mais divertido: ser arrastado por ondas do mar ou fazer surf? E com as ondas de emoções, acham mais divertido ser arrastado ou utilizar a onda de emoção?
  12. O Ginja usa a expressão "fazer surf nas ondas de emoções". O que acham que isto quer dizer?

Actividade manual

Fabricar um taumatrópio de emoções

Diga à criança para pintar as caras. Ajude a criança a recortar os círculos e colar num lápis, por exemplo. Depois, diga-lhe para rodar o lápis e ver a cara a ficar feliz. Faça o mesmo com outras emoções: raiva, medo e tristeza. Pergunte-lhe se reparou que as suas emoções também estão sempre a ir e a vir como no taumatrópio.

Se precisar de ajuda para fabricar, veja este vídeo.

Nota: carregue na imagem para imprimir a partir do "browser" (excepto no browser Safari), ou carregue no botão direito para descarregar o PDF para o seu computador e imprimir.

Quer mais episódios?

Temos 2h30m de vídeos sobre emoções em episódios curtos de 5-10 minutos cada um e com canções. São educativos, gratuitos e sem qualquer publicidade. Só precisa de se inscrever (porquê?):